9 Passos para Ser Proprietário

Passo 1 - Tome a Decisão de Comprar

Parece óbvio, mas é bom notar que o primeiro passo para se adquirir um imóvel é tomar a decisão de comprar. Considere as razões pelas quais você deseja uma nova casa e em seguida anote tudo. Determine por quanto tempo você quer morar na nova casa - a compra também faz sentido sob o ponto de vista financeiro? Você tem condições de adquirir uma casa que atenda a todas as suas exigências? Uma boa regra prática é que o pagamento de seu financiamento imobiliário não deve exceder 1/3 da sua renda mensal líquida.

Passo 2 - Procure Orientação de um Profissional 

Eu gostaria de marcar uma data para encontrá-lo, ouvir suas razões para a compra de uma casa e os seus planos para o futuro. Conversaremos sobre a vizinhança, escolas, fatores econômicos capazes de  afetar o mercado hoje ou no futuro e ainda como você gostaria que sua casa e a vizinhança combinassem com você. 

Neste momento, também vou ajudá-lo a obter uma pré-qualificação para um empréstimo imobiliário. Pré-qualificação é uma declaração escrita de um agente de crédito indicando sua opinião sobre a sua capacidade de crédito até um certo montante. O fato de você estar pré-qualificado irá nos ajudar quando estivermos negociando a compra.

Passo 3 - Comece a Busca

Depois do nosso encontro inicial procurarei, usando  todos os meus recursos,  as casas disponíveis no mercado que se adaptem aos seus critérios. Farei um exame prévio destas casas para eliminar as não compatíveis. Em seguida, programarei uma visita a essas casas nos horários que lhe forem mais convenientes.

Ao visitarmos as casas, irei apontando os aspectos positivos e negativos . Pedirei que você me diga do que gosta e do que não gosta. Você provavelmente irá corrigir sua "lista de desejos" a medida que visitarmos as casas, algumas coisas se tornarão mais importantes e outras de menor importância. Com estas novas informações eu irei refinar nosso critério de busca até que cheguemos à casa dos seus sonhos.

Passo 4 - Conheça o Mercado

Meu conhecimento do mercado local é um fator essencial na procura de uma casa. Eu irei lhe informar quando o mercado em uma localidade em particular estiver "quente" e exigir ação imediata ou quando o mercado estiver "frio" e permitir uma avaliação mais tranqüila..

À medida que visitarmos as casas, eu estarei lhe informando quando os preços pedidos têm espaço para negociação ou quando a casa já tem um preço fixado para venda. Meu conhecimento específico do mercado o manterá sempre um passo à frente na "caçada à casa"".

Em um mercado vendedor, não é incomum observar várias ofertas para uma propriedade, ofertas com o preço total e mesmo ofertas acima do valor. Por outro lado, quando o mercado é comprador  existem mais casas para venda do que compradores. Isto nos proporciona maior espaço para negociação já que as casas estão demorando mais tempo para serem vendidas.

Passo 5 - Encontre a Casa dos Seus Sonhos

Tenho certeza que encontraremos a casa dos seus sonhos. Quando isso acontecer, eu vou apresentar ao mesmo tempo uma oferta de compra que se adapte às suas necessidades e as providências relacionadas (como obtenção de financiamento, inspeção imobiliária favorável, comprovação de propriedade, etc.).

A oferta é normalmente apresentada  com um "sinal". Trata-se de um depósito em dinheiro efetuado em nome do dono do imóvel para garantir uma oferta para a compra da propriedade. O montante é aplicado no pagamento dos custos de fechamento do contrato. Caso o vendedor aceite a oferta, geralmente a negociação se estende por um período de  30 a 60 dias a partir da data da oferta (dependendo geralmente do tempo de tramitação de seu financiamento imobiliário).

Passo 6 - Negociando a Transação

É comum receber uma contra-oferta quando a oferta inicial de compra é apresentada. Não deixe que isso o desencoraje. Discutiremos a contra-oferta e decidiremos se a aceitaremos ou não, apresente sua própria contra-oferta, ou então rejeite a contra-oferta e vá adiante.

As condições do mercado têm um papel importante na postura de negociação, mais agressiva ou menos agressiva. Negociaremos também dentro dos nossos limites. Emoções podem levar ao arrependimento. É melhor estabelecer os limites antes de negociar uma oferta e se manter firme dentro desses limites.

Passo 7 - Obtenção do Empréstimo

Durante as negociações finais, você estará em contato com o seu agente financeiro para a conclusão do empréstimo. Pelo fato de você ter se pré-qualificado para o empréstimo antes de iniciar a busca de sua casa, você estará muito mais perto da fase final. Eu coletarei as informações necessárias sobre a propriedade que seu agente financeiro irá precisar para concluir o empréstimo.

Passo 8 - Fechamento do Negócio

Você irá receber o documento "Good Faith Estimate" (Estimativa em Boa Fé) relativo aos gastos com o fechamento do contrato no momento em que apresentar a solicitação de empréstimo ao agente financeiro. A estimativa é baseada na experiência passada do funcionário responsável pelos empréstimos  e poderá não incluir todos os custos finais. Terei prazer em analisar  o documento "Estimativa de Boa Fé", respondendo às perguntas, destacando custos não incluídos e estimativas que eu julgar serem inferiores.

Passo 9 - A Mudança

Parabéns! É hora de se mudar para sua nova casa e fazer dela o seu lar. Aproveite esse momento emocionante. Irei lhe fornecer uma relação de itens para ajudá-lo a lembrar dos inúmeros detalhes que farão do dia da mudança um prazer.